Transporte, saúde e energia eram as reclamações de Brasília na década de 60
As três áreas eram alvo constante de reclamações feitas ao Correio. O jornal serviu de apoio para os novos moradores reivindicarem as mais urgentes necessidades da época
Talita de Souza
O ditado “desde que o mundo é mundo”, usado para se referir a uma questão que foi estabelecida ou que ocorre há muito tempo, se encaixa bem ao se referir a problemas de alguns setores de serviços de Brasília. Transporte público, saúde e infraestrutura são as três áreas que mais provocam reclamações de moradores da capital nos dias atuais, e também provocavam insatisfação desde a década de 1960.
Em um levantamento feito pelo Correio, a maioria das reclamações dos moradores da cidade em abril de 1962, mês e ano em que a capital completava apenas dois anos, feitas na Coluna do Leitor, se tratavam de falta de energia, mudanças de horárias repentinas no serviço de transporte público — ou até mesmo a falta do ônibus nas paradas — e falhas no atendimento médico.
Naquele momento, há apenas dois anos do nascimento da capital, os poucos moradores que apostaram na nova capital e vieram doar as vidas para o projeto e para o futuro de Brasília, não perdiam tempo para exigir melhorias para a cidade. Com tom de seriedade, irritação e até mesmo deboche, os candangos rechearam as páginas do jornal com o que eles desejavam que fossem notícia: uma capital melhor e digna para todos.
Confira abaixo algumas das reivindicações feitas por meio do Correio nesse aspecto.
TCB vergonha: morador diz que precariedade do serviço poderá levar usuários a fazerem “justiça pelas próprias mãos”
A Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), inaugurada em maio de 1961 como Transporte Coletivo de Brasília, era alvo de constantes reclamações em abril de 1962. Responsável pelo serviço de ônibus na capital, a empresa foi classificada como “vergonha de Brasília” pelos moradores.
Em 3 de abril de 1962, David Lobo, morador da Superquadra 413, descreveu que a TCB tinha problemas desde o atendimento dos funcionários até a qualidade dos ônibus. “É uma tristeza observar-se que numa cidade tão bem traçada como Brasília dotada de todos os requisitos modernos, seja tão mal servida de transporte”, começou o brasiliense.
“Observa-se que os horários não são cumpridos, os trocadores são mal educados e os motoristas são grosseiros”, acrescenta. O tradicional problema do troco, dor de cabeça para cobradores e usuários de ônibus de Brasília, já era um fator de estresse naquela época, quando a moeda ainda era o cruzeiro.
“Na linha JK-W3 o preço da passagem é de Cr$ 15, mas o trocador nunca tem Cr$ 5 para dar de troco. Se o passageiro reclama, é recebido com uma série de grosserias”, contou. O estresse também era presente na hora de pegar ou descer do ônibus: David afirma que os motoristas não respeitavam as paradas de ônibus e que “param onde bem entendem”.
Com tantos pontos de insatisfação, David compartilha com os leitores do Correio que o estresse pode levar a uma medida radical. “Procurem melhorar essa situação pois, um dia quando a população começar a revoltar-se e fazer justiça pelas próprias mãos, irão dizer que são vândalos e sem educação”, termina.
Funcionários da Caixa Econômica abandonados na W3: “Brasília vai se tornar odiada”
O drama de Fernando Carlos Xavier, morador da quadra 16, foi exposto em 13 de abril de 1962. De acordo com o homem, a TCB não tinha horários definidos e os motoristas passavam quando quisessem, o que fez com que fossem penalizados no serviço por chegarem atrasados. “Horário para os motoristas da TCB é coisa secundária, pois nunca obedecem”, ironiza Fernando. Ele conta que já ficou por 40 minutos à espera de um ônibus que o levasse da W3 para a Rodoviária. Na carta, o homem pede a correção do problema sob pena de que “Brasília vai se tornar uma cidade odiada por aqueles que não possuem condução própria”.
Paradas de ônibus “mal feitas” e ineficientes
Os problemas com transporte público também eram vivenciados fora dos ônibus: Dalton Lobo, morador da Superquadra 413, reclamou, em 10 de abril de 1962, sobre a estética das paradas de ônibus. Chamadas à época de “abrigos”, os locais foram classificados como “mal feitos” e “ridículos”. “Já viram como são ridículos os abrigos construídos para passageiros na av. W3?”, questionou o homem à redação e aos outros leitores do Correio.
Além de feios, Dalton conta que as paradas não servirão para livrar os passageiros da chuva. Ele pede que a Assessoria de Planejamento da época “reveja” os projetos de construção dos locais. “Brasília é uma cidade ultra-moderna que não comporta coisas mal-feitas”, finalizou o leitor na carta.
Hospital não atende telefone, tem números fakes e deixa brasilienses na mão
Em época de Serviço de Atendimento Médico Móvel (Samu), pode ser incomum ouvir que para pedir uma ambulância na década de 1960 era necessário ligar para o hospital, em um telefone fixo, e torcer para ser atendido. A realidade da época foi revelada por Rafael de Mendonça, em 3 de abril de 1962. Na carta enviada ao Correio, Rafael fala sobre a falência desse sistema no Hospital Distrital, nome da unidade de saúde que hoje é o Hospital de Base.
O morador da Asa Norte conta que o telefone geral do lugar não atende e, na tentativa de encontrar outros canais para ser atendido, ligou para os números listados como do Hospital Distrital no catálogo telefônico. A surpresa foi que os números, que tiveram a ligação prontamente atendida, não eram da unidade de saúde, mas sim de residências particulares.
Rafael ainda reclama que não há na Asa Norte telefones disponíveis, apenas quatro espalhados por toda a extensão da localidade, o que dificulta ainda mais a tentativa de pedir socorro para um ente querido. Ele classificou como “desesperadora” a situação de saúde no local e pediu que as autoridades olhassem “com carinho” as críticas e tomem providências.
Onde dias depois, outra reclamação sobre os telefones do hospital foi registrada no Correio. Em 14 de abril, Manuel de Souza Lima, do Acampamento da E.B.E, direcionou a insatisfação com a telefonista da unidade de saúde. Ele afirmou que ligou para o pronto-socorro e a ligação não foi transferida, que caiu.
Depois, tentou contato e não obteve êxito. Manuel conta que o caso era sério e não podia esperar e que “irritou-se, pegou um carro e levou a pessoa enferma ao hospital”. Ele pedia que a direção do hospital corrigisse o problema e classificou o serviço telefônico como “Inteiramente deficiente”.
Portaria desumana: um pronto-socorro “que de socorro não tem nada”
Em 29 de abril, o relato de um pai de um bebê de seis meses trouxe angústia aos leitores do Correio. Juarez da Silva, morador do bloco 4 da Superquadra 105 contou que foi até o Hospital Distrital levar o filho que estava “necessitando de socorro urgente”. Lá, esperou cerca de 1h15 por atendimento, que, segundo ele, foi negado pela portaria do local, que classificou como “desumana”.
Primeiro, o chefe de portaria exigiu documentos e depois afirmou que o bebê só seria atendido se fosse pago uma taxa extra. Juarez afirmou que pagaria o que precisasse porque queria que o filho fosse atendido. No entanto, o “desalmado porteiro” não encaminhou o menino para atendimento e o pai teve que ir ao hospital do Iapi (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários) porque “a criança piorava mais”.
Juarez fez um apelo à direção do hospital “a fim de que procure um meio para humanizar o Hospital Distrital, principalmente o Pronto-Socorro que de socorro não tem nada”.
Escuridão atrapalha o ir e vir dos brasilienses
Em 10 de abril de 1962, Meyer Wakimin expôs que as noites no bloco 16 da Asa Norte eram permeadas de escuridão, que causava insegurança e impedia o ir e vir dos moradores. O homem afirma que a falta de energia no residencial do IAPC torna “quase impossível às moças ou senhoras sair de casa”, porque além do “risco de serem assaltadas por malfeitores”, que, segundo ele, faziam morada no local, também poderiam cair em buracos nas ruas, problema recorrente no local.
O mesmo problema foi relatado, também, em outra localidade de Brasília, o conjunto residencial JK, nas Superquadras 412 e 413. Em 13 de abril daquele ano, os moradores afirmaram que a iluminação precária feita apenas por lâmpadas comuns anexadas às paredes dos edifícios deveria ser trocada por um projeto de iluminação maior e mais abrangente.
Os brasilienses que viviam no local afirmavam, ainda, que as lâmpadas por vezes queimavam e ninguém trocava. A mesma reclamação foi refeita no jornal quatro dias depois, em 17 de abril, dessa vez por apenas um morador, Daltro Lobo.
Em 28 de abril, foi a vez de Paulo Roberto reclamar da precariedade da iluminação na SQ 107, onde morava. O homem afirmou que os casais que andavam ali poderiam sofrer “atentado por parte de maus elementos” e pediu “enérgicas providências” para que o problema fosse solucionado.
Todas as histórias relatadas aqui foram resgatadas das edições de 1962 guardadas no Centro de Documentação (Cedoc) do Correio Braziliense. O Correio se orgulha de fazer parte da história de Brasília!