Vai de bike! Um roteiro para conhecer o centro de Brasília de bicicleta
Cidade-parque idealizada por Lúcio Costa completa 62 anos hoje e o Correio planejou uma rota para quem quer conhecer os principais pontos turísticos de Brasília de bike
Iara Pereira*
Brasília é uma verdadeira obra de arte a céu aberto. O Plano Piloto projetado por Lucio Costa e repleto de monumentos de Oscar Niemeyer se tornou um ícone do modernismo brasileiro. A disposição pensada em quatro escalas – monumental, residencial, gregária e bucólica – criou uma cidade parque.
E qual a melhor forma de conhecer um parque se não de bicicleta? O Correio preparou uma rota que passa pelos principais monumentos de Brasília, confira a seguir:
1. Memorial JK
Partindo de um dos pontos mais altos da cidade, nosso passeio começa no Memorial JK. Construído em homenagem ao presidente que transferiu a capital do Brasil para o Planalto Central, o monumento guarda a história por trás da construção da cidade aniversariante. O espaço reúne acervo pessoal e político de Juscelino Kubitschek, com fotos que contam detalhes de sua vida, maquetes, vestes, imagens da construção e inauguração da capital e, ainda, uma reconstituição da biblioteca pessoal trazida diretamente do Rio de Janeiro. O memorial está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 18h. O ingresso custa R$ 10, com meia-entrada para estudantes e idosos.
2. Mané Garrincha
Continuando a rota em direção à Esplanada, você verá, à sua esquerda, o Centro Esportivo de Brasília, formado pelo estádio Arena BRB Mané Garrincha e a Arena BRB Nilson Nelson. O espaço é palco para shows e competições desportivas, e em breve contará também com um Boulevard. As visitações são gratuitas e acontecem aos sábados, das 9h às 12h.
3. Planetário
De frente para o estádio fica o Planetário de Brasília Luiz Cruls, homenagem ao astrônomo belga responsável pelo mapeamento do Planalto Central. O local é um centro de diversão e contato com a ciência. Durante a visita, é possível admirar um modelo de foguete suborbital usado pela Agência Espacial Brasileira, tirar uma foto ao lado do macacão espacial de Marcos Pontes, único brasileiro cosmonauta, e assistir a um filme em 3D projetado na cúpula do Planetário. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 21h. Entrada é gratuita.
4. Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Ainda no Centro de Diversões de Brasília está o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Inaugurado em março de 1979, o espaço passou por um processo de reforma e ampliação no ano 2000 e foi reinaugurado em setembro de 2005. Agora, com capacidade para abrigar mais de 9 mil pessoas ao mesmo tempo, o Centro de Convenções recebe shows e eventos variados.
5. Torre de TV
A Torre de TV é um marco visual da cidade. O projeto de Lucio Costa foi inaugurado há 55 anos para receber antenas de emissoras de rádio e TV. O mirante da Torre, a 75 metros do chão, é parada obrigatória para quem quer entender toda a simetria do plano piloto. A vista panorâmica das asas Sul e Norte e dos monumentos pelos quais acabamos de passar em nosso passeio são de tirar o fôlego. A visita à Torre de TV se completa com o passeio pela Fonte Luminosa e pela famosa Feira da Torre, que oferece aos visitantes o melhor do artesanato e da identidade local. O mirante fica aberto de terça a sexta-feira, das 12h às 17h45. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é das 9h às 17h45.
6. Biblioteca Nacional de Brasília
Nos aproximando do fim do passeio, temos a Esplanada dos Ministérios. O vasto gramado acomoda, além dos prédios ministeriais, outros cartões postais da capital, todos projetados por Oscar Niemeyer. Começando com a Biblioteca Nacional, disponível para visitas desde 2008. Além do serviço de empréstimo, a biblioteca permite a realização de eventos culturais, como exposições e palestras. O usuário também pode acessar a internet gratuitamente. De segunda a sexta-feira, a biblioteca funciona das 8h às 20h. Aos sábados e domingos, o público pode visitá-la das 8h às 14h.
7. Museu Nacional da República
O Museu Nacional da República é mais uma obra assinada por Oscar Niemeyer. O espaço em formato de semi-esfera é utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos. Dessa forma, contribui para a educação democrática por meio da cultura e ativa o turismo. A entrada no espaço é gratuita e pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 18h30.
8. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
A Catedral Metropolitana concentra todos os elementos pelos quais Niemeyer é reconhecido: linhas arquitetônicas únicas, vidros e espelhos d’água. O templo pode ser visitado de terça a sábado entre 8h e 16h45. Aos domingos, o horário de visitação é das 9h às 17h45.
9. Congresso Nacional
Principal cartão postal de Brasília, o Palácio do Congresso Nacional está situado no fim do Eixo Monumental. A sede do Poder Legislativo é composta por uma cúpula menor, voltada para baixo, que abriga o Plenário do Senado Federal. Já a cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra, ao Senado. Atualmente as visitas presenciais ao Congresso Nacional estão suspensas e sem previsão para retorno.
10. Praça dos Três Poderes
Enquanto o Congresso ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes, a base do triângulo é formada pelo Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Para visitar o centro do poder no Brasil é preciso agendar as visitas por meio dos canais oficiais. Além disso, também é possível encontrar o conjunto cultural da Praça dos Três Poderes, composto pelo Museu da Cidade, o Espaço Lucio Costa e o Panteão da Pátria Tancredo Neves. Todos contando parte da história da idealização e construção da capital do país. As visitas ao Espaço Lucio Costa e ao Panteão da Pátria podem ser feitas de terça a domingo, entre 9h e 18h.
E aí, já preparou sua bike? Veja as imagens do passeio no vídeo:
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer